quarta-feira, 24 de outubro de 2007

OLPC atrasa entrega de laptops de US$ 100

Quarta-feira, 24 de outubro de 2007 - 11h04

Reuters

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102007/24102007-5.shl

Laptop de 100 dólares ganha aplicativos brasileiros

Há vários projetos de desenvolvimento no Brasil e você também pode colaborar.

O projeto One Laptop per Child, promovido por Nicholas Negroponte, do MIT, já está perto de apresentar seu notebook educacional de baixo custo. Os brasileiros vêm colaborando com o desenvolvimento de aplicativos. Dentre os projetos-piloto espalhados pelo mundo, o Núcleo de Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (NATE-LSI) coordena um na escola municipal Ernani Silva Bruno, no bairro de Taipas, em São Paulo. Eles também estão envolvidos no desenvolvimento de software:

Os aplicativos empregam a licença GPL e são basicamente desenvolvidos em Python/GTK. Qualquer programador pode contribuir com o projeto, segundo Alexandre Martinazzo, da USP. Um dos caminhos é aderir ao programa oficial de desenvolvedores da OLPC. Vale ressaltar que desenvolvedores oficialmente aprovados ganham um laptop se houver disponibilidade.


O projeto da OLPC concede a possibilidade de aprender interagindo, algo diferente do modelo tradicional de ensino. Uma das características que chamam atenção é a rede mesh, onde cada laptop é um nó e a conexão é compartilhada entre os nós (o sistema é compatível com o padrão IEE 802.11s).


O hardware está pronto e as especificações podem ser vistas no site do projeto. O preço já passou bastante dos 100 dólares estimados inicialmente. Mas a configuração é boa, com webcam integrada e rede sem fio. O sistema operacional é o Fedora Core 6 e há o foco em cinco linguagens para o desenvolvimento de software. São elas: Python, Javascript, Csound, Squek (Smalltalk) e Logo. Java e Flash também fazem parte do time. Sugar é a interface de usuário. É um novo conceito de desktop simples e fácil de usar. Você pode baixar um LiveCD para testá-la via Download INFO. Para ver o último build estável (build 542) você pode utilizar o sugar-jhbuild para instalar em seu Linux.


Postado por - Luiz Henrique dos Santos Cruz - 22/10/2007 - 09:17

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/luizcruz/index.shtml