quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Voltando à Atividade...

Peço desculpas pelo longo tempo de inatividade deste espaço. Motivos variados cada colaborador deve ter de sobra e todos muito justificáveis mas não cabe aqui descreve-las, não acham?

Muitas coisas aconteceram após o nosso Encontro na UFF. Muito foi debatido, acrescentado, aprovado por uns e reprovados por outros, mas um resumo básico podemos apresentar da seguinte forma:
  • Em Dezembro foi aberta a licitação para a compra inicial de 150 mil unidades para estudantes de escolas públicas e o resultado deve sair na semana que vem. O processo foi interrompido porque o preço foi considerado alto.
  • O Classmate, da Intel e representado pela Positivo Informática foi vencedor no pregão, com o lance de R$ 98,18 milhões, que significa 360 dólares ou R$ 654,00 e o governo tenta negociar melhores condições por estarem estas bem além do esperado.
A Grande Questão é: Por que esta diferença de preços?

Depois de consultar várias fontes, chegamos a algumas conclusões interessantes, e faço questão de enfatizar que analiso os fatos baseando-me em total imparcialidade, mas se alguém discordar, este espaço existe para que TODOS apresentem suas argumentações. Conclusões não devem ser estáticas, caso contrário ainda acreditaríamos que a Terra é plana, certo?
  • A diferença na garantia, por exemplo, em relação ao nosso vizinho Uruguai é de 2 anos e meio e a assistência deverá ser feita em cada uma das 300 escolas.
Não é difícil para um professor imaginar a dificuldade que encontrará caso uma das maquininhas de seu aluno pife... da tristeza do pequeno à dificuldade de acesso ao socorro.
  • O fornecedor acompanhará todo o processo de entrega, bem como a instalação e testes iniciais nas escolas e implantação dos servidores em cada localidade.
Sem pessoal qualificado nas escolas sabemos que nem sempre é tão simples configurar uma rede entre outras coisinhas do vasto mundo da informática que a grande maioria dos professores não está habituada.
  • O argumento da "fabricação local" em contraponto aos laptops de Taiwan encomendados pelo Uruguai. Os do Brasil seriam "montados aqui".
Essas montadoras gerarão empregos? Isso é sempre bem vindo.
  • No preço final no Brasil, segundo divulgou-se, estão incluídos os impostos. Uma isenção foi prometida, mas não se efetivou até agora ao que parece.
Por quê??? Burocracia?? Falta vontade política??? Fim da CPMF??? (he he he)