sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Alunos fazem cobertura jornalística do Campus Party

Alunos fazem cobertura jornalística do Campus Party
Da equipe EducaRede


Alunos entrevistam a professora Léa Fagundes, da UFRGS
Foto: José Alves
Com gravadores de mão, estudantes da rede municipal de Educação de São Paulo percorreram as áreas da Campus Party e entrevistaram palestrantes e convidados do evento. Eles participam do Programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), que tem como objetivo promover o protagonismo infanto-juvenil por meio da Comunicação e da Tecnologia da Informação.

O estudante Denivaldes Pardim, 15 anos, conta que aprendeu bastante com a experiência: “Aprendi um pouco sobre radares, porque fiz uma entrevista sobre as tecnologias das Forças Armadas do Brasil. Até inglês tive de falar para conseguir entrevistar um especialista em robótica”, diz o aluno, que também entrevistou a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Léa Fagundes. As entrevistas gravadas no Campus Party estarão disponíveis no blog do Programa Nas Ondas do Rádio.

A professora Léa Fagundes foi uma das debatedoras do seminário "Educação, Interatividade e Redes de Aprendizagem", realizado quarta–feira na programação de Inclusão Digital. Também participaram Cezar Alvarez (assessor especial do Presidente da República e Coordenador dos programas de Inclusão digital do Governo Federal) e Marcelo Branco (coordenador da Campus Party). Ouça a íntegra da palestra da Léa Fagundes (55 minutos):

Além de falar sobre a experiência do uso de laptop em uma escola de Porto Alegre, como parte do projeto Um Computador Por Aluno, do Governo Federal, Léa Fagundes, pesquisadora da UFGRS, criticou a pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar –, que tem causado "burburinho" por indicar que os computadores prejudicam o desempenho dos alunos. Léa diz que a aprendizagem é complexa demais para que as variáveis sejam trabalhadas separadamente, como aconteceu na pesquisa.

Parcerias SME-SP e EducaRede

No estande da Prefeitura Municipal de São Paulo, no Campus Party, a equipe de Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), divulgou suas ações em 2006 e 2007, entre elas, três parcerias com o Programa EducaRede: a criação do Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação, o Projeto Memórias em Rede e o curso Mediação a distância, voltado para as equipes de tecnologia das Diretorias Regionais de Educação para mediação de Comunidades Virtuais de professores e alunos.