quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Voltando à Atividade...

Peço desculpas pelo longo tempo de inatividade deste espaço. Motivos variados cada colaborador deve ter de sobra e todos muito justificáveis mas não cabe aqui descreve-las, não acham?

Muitas coisas aconteceram após o nosso Encontro na UFF. Muito foi debatido, acrescentado, aprovado por uns e reprovados por outros, mas um resumo básico podemos apresentar da seguinte forma:
  • Em Dezembro foi aberta a licitação para a compra inicial de 150 mil unidades para estudantes de escolas públicas e o resultado deve sair na semana que vem. O processo foi interrompido porque o preço foi considerado alto.
  • O Classmate, da Intel e representado pela Positivo Informática foi vencedor no pregão, com o lance de R$ 98,18 milhões, que significa 360 dólares ou R$ 654,00 e o governo tenta negociar melhores condições por estarem estas bem além do esperado.
A Grande Questão é: Por que esta diferença de preços?

Depois de consultar várias fontes, chegamos a algumas conclusões interessantes, e faço questão de enfatizar que analiso os fatos baseando-me em total imparcialidade, mas se alguém discordar, este espaço existe para que TODOS apresentem suas argumentações. Conclusões não devem ser estáticas, caso contrário ainda acreditaríamos que a Terra é plana, certo?
  • A diferença na garantia, por exemplo, em relação ao nosso vizinho Uruguai é de 2 anos e meio e a assistência deverá ser feita em cada uma das 300 escolas.
Não é difícil para um professor imaginar a dificuldade que encontrará caso uma das maquininhas de seu aluno pife... da tristeza do pequeno à dificuldade de acesso ao socorro.
  • O fornecedor acompanhará todo o processo de entrega, bem como a instalação e testes iniciais nas escolas e implantação dos servidores em cada localidade.
Sem pessoal qualificado nas escolas sabemos que nem sempre é tão simples configurar uma rede entre outras coisinhas do vasto mundo da informática que a grande maioria dos professores não está habituada.
  • O argumento da "fabricação local" em contraponto aos laptops de Taiwan encomendados pelo Uruguai. Os do Brasil seriam "montados aqui".
Essas montadoras gerarão empregos? Isso é sempre bem vindo.
  • No preço final no Brasil, segundo divulgou-se, estão incluídos os impostos. Uma isenção foi prometida, mas não se efetivou até agora ao que parece.
Por quê??? Burocracia?? Falta vontade política??? Fim da CPMF??? (he he he)



Nenhum comentário: