segunda-feira, 16 de julho de 2007

Breve relato sobre o 1o Encontro sobre os laptops na Educação


Projeto UCA Projeto UCA Projeto UCA Projeto UCA Projeto UCA Projeto UCA Projeto UCA

Um Computador por Aluno Um Computador por Aluno Um Computador por Aluno

Ousadia e determinação num projeto que aponta a Educação do século XXI

Professores, engenheiros, pesquisadores e empresários, representantes de diversos segmentos da sociedade se encontraram no auditório da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, no sábado, dia 14 de julho, para conhecer melhor e discutir os caminhos do Projeto um Computador por Aluno – UCA - no Brasil. O 1º Encontro sobre os laptops na Educação, coordenado pela pedagoga Denise Vilardo, coordenadora pedagógica do Colégio Graham Bell, apresentou os primeiros resultados e mostrou o andamento das negociações para a implementação em todo o Brasil.

Presente em mais de 40 países, o projeto UCA chegou ao Brasil em 2005, através de David Cavallo, representante oficial e diretor do Grupo de Pesquisas sobre o futuro da aprendizagem no Média Laboratory do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e hoje já comemora conquistas.

David mostrou as vantagens de oferecer às crianças, ao invés de cadernos, um computador de uso exclusivo e individual, que deverá ser levado para casa e utilizado também pela família do aluno.

David contou a trajetória da OLPC desde o seu surgimento, em 2005, e destacou as vantagens de se construir uma máquina de baixo custo. Os laptops, apresentados por Peter Knight, da Encore do Brasil, Eduardo Campoy e Max Leite, custará cerca de $100,00. Chegarão às mãos dos alunos já conectados à Internet, e aguardam do Governo Federal a licitação para serem fabricados e distribuídos. Ainda em 2007, cerca 150 mil aparelhos chegarão às mãos dos alunos e professores em alguns pontos do Brasil. Atualmente, em São Paulo, Palmas (TO), Piraí (RJ), Porto Alegre e Distrito Federal já comemoram as conquistas nos projetos-piloto implementados.

Valorização e respeito ao professor foram destaque

Um ponto relevante destacado pela professora Irene Ficheman, pesquisadora da USP e uma das responsáveis pelo projeto-piloto em SP, foi a valorização do professor.

À frente do grupo de trabalho que está implementando o UCA na Escola Municipal Ernani Silva Bruno, na capital paulista, Irene falou que o objetivo principal do projeto é contribuição e respeito ao trabalho pedagógico da escola, destacando a importância do professor nesse processo. A professora, que acompanha a implementação do UCA na escola, mostrou os trabalhos realizados pelos alunos, abordou questões pertinentes a todos aqueles que irão fazer parte desse novo universo e destacou a criatividade e a interação entre alunos e professores que, no instante em que receberam seus laptops, disse Irene, criarão novas formas de utilização.

Encontro na UFF surpreende e encanta participantes

Em qualquer lugar do mundo, nas comunidades mais carentes ou mais violentas, a criança terá assegurado o seu direito de aprender, integrar-se com o mundo e aprimorar seu conhecimento. Os desafios ainda são muitos, afirma Denise Vilardo, mas os objetivos e as conquistas são incontáveis.

Após oito horas de trabalho, entre perguntas, respostas e muitos relatos, os profissionais convidados para o Encontro deixaram a UFF já no início da noite, completamente seduzidos pelo UCA. Aplaudidos pelos participantes, os organizadores deixaram marcado um novo encontro e assegurado o compromisso de fazer do UCA uma realidade para todos.

Texto de Lúcia Rigueira

Jornalista/professora

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei que faltou na programação um espaço para os participantes (da platéia) se encontrarem e conversarem!


No mais foi excelente!

Jenny Horta disse...

Sem dúvida, quem esteve lá sabe que não há exagero em seu relato. Foi dado o pontapé inicial, o Campeonato promete!

Fátima Franco disse...

Denize:
parabéns pela iniciativa.
Achei muito boa a preocupação com a formação do professor. Vamos ter qu trabalhar muito, não?
Pena não ter podido participar.
Quando e´que vai ter outro encontro?
Abs

Denise Vilardo disse...

Obrigada, Sérgio e Fátima

marcamos um 2o Encontro para março/2008 e o início de um grupo de estudos para 9 de agosto próximo.

Vamos ver se conseguimos manter alguma regularidade para avançar no processo.

abraço fraterno!

Américo Damasceno disse...

Parabéns pelo sucesso do Encontro. Como comentou a Jenny, agora o campeonato começou para valer, depois daquele período de pré-paração, do qual tive o prazer de participar.
Fico aguardando agora qual o colégio que vai entrar 2008 já com um uso efetivo dos laptops. Como diz o poeta: "é caminhando que se cria o caminho".

Denise Vilardo disse...

Obrigada, Américo!

Estamos começando a organizar um pouco as coisas.

Grande abraço!

Sindy disse...

Pessoal
Resolvi entrar na brincadeira do “Blog com Tomates” e acredito que este trabalho mereça ser reconhecido!
O prêmio foi criado por uma blogueira denominada Brit.com., com o propósito de revelar pessoas que lutam pelos direitos fundamentais do ser humano (http://blogcomtomates.blogspot.com).
Cada pessoa premiada deve presentear cinco blogs com os tomatinhos e ir ao blog original registrar a sua premiação.
Para saber mais sobre a brincadeira, visite o Bloguinfo (http://bloguinfo.blogspot.com/)
Muitos beijos
Sintian

Anônimo disse...

bom comeco