Um Computador por Aluno Um Computador por Aluno Um Computador por Aluno
Ousadia e determinação num projeto que aponta a Educação do século XXI
Professores, engenheiros, pesquisadores e empresários, representantes de diversos segmentos da sociedade se encontraram no auditório da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, no sábado, dia 14 de julho, para conhecer melhor e discutir os caminhos do Projeto um Computador por Aluno – UCA - no Brasil. O 1º Encontro sobre os laptops na Educação, coordenado pela pedagoga Denise Vilardo, coordenadora pedagógica do Colégio Graham Bell, apresentou os primeiros resultados e mostrou o andamento das negociações para a implementação em todo o Brasil.
Presente em mais de 40 países, o projeto UCA chegou ao Brasil em 2005, através de David Cavallo, representante oficial e diretor do Grupo de Pesquisas sobre o futuro da aprendizagem no Média Laboratory do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e hoje já comemora conquistas.
David mostrou as vantagens de oferecer às crianças, ao invés de cadernos, um computador de uso exclusivo e individual, que deverá ser levado para casa e utilizado também pela família do aluno.
David contou a trajetória da OLPC desde o seu surgimento, em 2005, e destacou as vantagens de se construir uma máquina de baixo custo. Os laptops, apresentados por Peter Knight, da Encore do Brasil, Eduardo Campoy e Max Leite, custará cerca de $100,00. Chegarão às mãos dos alunos já conectados à Internet, e aguardam do Governo Federal a licitação para serem fabricados e distribuídos. Ainda em 2007, cerca 150 mil aparelhos chegarão às mãos dos alunos e professores em alguns pontos do Brasil. Atualmente,
Valorização e respeito ao professor foram destaque
Um ponto relevante destacado pela professora Irene Ficheman, pesquisadora da USP e uma das responsáveis pelo projeto-piloto em SP, foi a valorização do professor.
À frente do grupo de trabalho que está implementando o UCA na Escola Municipal Ernani Silva Bruno, na capital paulista, Irene falou que o objetivo principal do projeto é contribuição e respeito ao trabalho pedagógico da escola, destacando a importância do professor nesse processo. A professora, que acompanha a implementação do UCA na escola, mostrou os trabalhos realizados pelos alunos, abordou questões pertinentes a todos aqueles que irão fazer parte desse novo universo e destacou a criatividade e a interação entre alunos e professores que, no instante em que receberam seus laptops, disse Irene, criarão novas formas de utilização.
Encontro na UFF surpreende e encanta participantes
Em qualquer lugar do mundo, nas comunidades mais carentes ou mais violentas, a criança terá assegurado o seu direito de aprender, integrar-se com o mundo e aprimorar seu conhecimento. Os desafios ainda são muitos, afirma Denise Vilardo, mas os objetivos e as conquistas são incontáveis.
Após oito horas de trabalho, entre perguntas, respostas e muitos relatos, os profissionais convidados para o Encontro deixaram a UFF já no início da noite, completamente seduzidos pelo UCA. Aplaudidos pelos participantes, os organizadores deixaram marcado um novo encontro e assegurado o compromisso de fazer do UCA uma realidade para todos.
Texto de Lúcia Rigueira
Jornalista/professora
8 comentários:
Eu achei que faltou na programação um espaço para os participantes (da platéia) se encontrarem e conversarem!
No mais foi excelente!
Sem dúvida, quem esteve lá sabe que não há exagero em seu relato. Foi dado o pontapé inicial, o Campeonato promete!
Denize:
parabéns pela iniciativa.
Achei muito boa a preocupação com a formação do professor. Vamos ter qu trabalhar muito, não?
Pena não ter podido participar.
Quando e´que vai ter outro encontro?
Abs
Obrigada, Sérgio e Fátima
marcamos um 2o Encontro para março/2008 e o início de um grupo de estudos para 9 de agosto próximo.
Vamos ver se conseguimos manter alguma regularidade para avançar no processo.
abraço fraterno!
Parabéns pelo sucesso do Encontro. Como comentou a Jenny, agora o campeonato começou para valer, depois daquele período de pré-paração, do qual tive o prazer de participar.
Fico aguardando agora qual o colégio que vai entrar 2008 já com um uso efetivo dos laptops. Como diz o poeta: "é caminhando que se cria o caminho".
Obrigada, Américo!
Estamos começando a organizar um pouco as coisas.
Grande abraço!
Pessoal
Resolvi entrar na brincadeira do “Blog com Tomates” e acredito que este trabalho mereça ser reconhecido!
O prêmio foi criado por uma blogueira denominada Brit.com., com o propósito de revelar pessoas que lutam pelos direitos fundamentais do ser humano (http://blogcomtomates.blogspot.com).
Cada pessoa premiada deve presentear cinco blogs com os tomatinhos e ir ao blog original registrar a sua premiação.
Para saber mais sobre a brincadeira, visite o Bloguinfo (http://bloguinfo.blogspot.com/)
Muitos beijos
Sintian
bom comeco
Postar um comentário